top of page
Foto do escritorRevista Spia

ESTESIA REÚNE EXPERIÊNCIA SONORA E SENSORIAL EM ESPETÁCULOS

O Grupo surgiu a partir da insatisfação dos integrantes com a maneira tradicional de realizar performances musicais.


Por: Gabriella Marinho



Reunindo os produtores Miguel Mendes e Tomás Brandão, o cantor e compositor Carlos Filho e o performer e iluminador cênico Cleison Ramos, o grupo Estesia faz parte do cenário musical de Pernambuco desde 2016, com o seu primeiro espetáculo ocorrendo em maio do referido ano, no teatro Marco Camarotti, localizado no Recife, e desde então o quarteto vêm ganhando espaço no calendário artístico da cidade e se apresentando em lugares como a Torre Malakoff e a Casa Malassombro, também no Recife.



Foto de: Felipe Schuler



As letras de suas músicas são sensíveis e abordam reflexões acerca do tempo, da vida e do espaço, oferecendo narrativas instrumentais contínuas. Além disso, os membros também desenvolvem seus próprios shows e trabalham com uma série de eventos chamados “Estesia Convida”, que possuem abordagens multissensoriais e chamam atenção por serem imersivos, afinal, a principal proposta do grupo é tornar o público parte do show e criar um espaço de experimentação ao desafiar os formatos clássicos do fazer cultural.



Com isso, o grupo, que se inspira em arenas de teatro para a execução de suas apresentações, convida o público para estar em cima do palco vivenciando cada experiência de perto. Sob esse aspecto, a música é reproduzida por caixas de som distribuídas em lugares específicos da arena e as luzes ficam projetadas na plateia, para que cada um viva um momento não somente coletivo, mas também individual, em meio a um espetáculo de luz e som. Dessa forma, o grupo insere os seus espectadores na cena e oferece uma sensação de pertencimento com ajuda da convergência entre as tecnologias analógicas, além de estimular os sentidos do corpo humano para além da visão e audição, como se todos estivessem literalmente “an-estesiados”.



Ainda com o intuito de quebrar os padrões e fugir do óbvio, Carlos Filho, criador do projeto, reitera em entrevista para o Diário de Pernambuco, que: O Estesia nunca faz o mesmo show duas vezes. Isso porque, a cada espetáculo há um convidado diferente que agrega um valor artístico distinto à apresentação e contribui engrandecendo ainda mais a explosão de sentidos e experiências que o grupo transmite. Logo, cada show é pensado e visto de modo único, para não haver uma sensação de repetição e para que uma pessoa que está assistindo o espetáculo pela terceira vez possa se sentir como quem vê pela primeira.



Foto de: Deborah Barros



O Estesia é, notoriamente, um grupo musical ousado que almeja quebrar barreiras e mostrar para o mundo uma nova forma de fazer arte, isso deve ser visto e apreciado por Pernambuco e pelo mundo inteiro. Suas músicas estão disponíveis em plataformas de streaming como o Spotify, e merecem estar nas suas playlists e fones de ouvido enquanto você pensa em uma letra para uma melodia.



RECOMENDAÇÕES:


Melodia Para Uma Letra (2019)

Mais Um Lamento (2019)

Se Você Quiser (2020)

Toda Vez Que Eu Dou Um Passo O Mundo Sai do lugar (2020)


REDES SOCIAIS DO GRUPO E INTEGRANTES:

Instagram - (@estesiaestesia)

Instagram - (@carlosfilho.7)

Instagram - (@cleison.belo)

Instagram - (@miguelsbm)

Instagram - (@tom_b_c)

56 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page